
Os benefícios de aprender a tocar um instrumento
There are lots of reasons that might push us to learn an instrument. This could include parental pressure for educational advancements to the desire to be discovered and become the music industry's next big thing. Perhaps, plain and simply, it all boils down to the simple pleasure of practice. Amongst others, to help motivate you to take the plunge, here’s a list of benefits that you’d least expect.
Os benefícios intelectuais
Você aplica ao mesmo tempo a teoria e a prática. Então, os dois hemisférios do seu cérebro são ativados: a parte direita, solicitada pela sensibilidade musical e a parte esquerda, associada à lógica e ao cálculo inerentes ao conhecimento do solfejo.
Isso é benéfico em qualquer idade: os estudos mostram que os cérebros dos músicos é mais desenvolvido do que o dos não-músicos. Sabemos também que as crianças que praticam música em têm mais facilidade na escola. Finalmente, a música ajudaria a nos proteger contra as doenças neurodegenerativas.
O desenvolvimento psicomotor
Seja qual for o instrumento , a sua prática envolve habilidade e desenvolve a agilidade e a independência das mãos. Além disso, estas habilidades motoras solicitam as mesmas partes do cérebro que a fala ou a memória, o que reforça essas funções.
O desenvolvimento pessoal
A aprendizagem é pontuada de dificuldades e sucessos. A passagem destas etapas traz satisfação, auto-confiança e auto-disciplina.
A criatividade
Passado os passos tediosos do início, o músico-aprendiz gostará de aplicar o que aprendou para criar suas próprias composições ou improvisar, colocando em ação o seu espírito criativo.
O aspecto da socialização
Se não é uma obrigação, a prática em grupo ou numa orquestra faz passar uma etapa fundamental na implementação do que foi aprendido e fomenta laços sociais e o espírito de equipe.
Published on: 1 de setembro de 2015