
A volta dos 60's e 70's!
A volta dos reis (e das rainhas) do disco!
Com a volta tão esperada do ABBA aos palcos, o disco também voltou à tona! ! Mas será que ele tinha desaparecido?
Uma coisa é certa, desde o lançamento do álbum Random Access Memories, do Daft Punk em 2011, que o disco não aparecia de forma tão marcante. Hoje o disco está de volta nas pistas de dança. Músicas como “Lose Yourself To Dance”, ou ainda “Get Lucky” trouxeram um novo frescor ao disco. E foi assim que, com a participação de figuras como Nile Rodgers (o guitarrista de Chic) que o duo françês conseguiu impulsionar um estilo musical que, desde os anos 1990, perdia de pouco em pouco a sua força.
Os clássicos do ABBA, como “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)” (sampleado pela Madonna no hit “Hung Up”) ainda é uma boa pedida quando se quer agitar um festa.
Além disso, os quatro suecos do ABBA, agora representados por suas formas digitais, lançaram novas músicas que evocam a atmosfera de gliter e do globo espelhado.
Quando a chegada do sintetizador revolucionou o disco dos anos 80
Como diz o ditado: o trabalho está no sintétizador! A popularidade destes instrumentos não parou de crescer desde a sua democratização, por volta do final dos anos 1970, com os primeiros lançamentos de disco acompanhados por sintetizadores.
Entre os precursores, é possível citar artistas como Cerrone (“Supernature”) ou Giorgio Moroder. Este último, cujo duo com Donna Summer nunca parou de fazer sucesso, ainda anima a pista de dança, criando um clima voluptuoso e dinámico. Músicas como “I Feel Love” ou “Love To Love You Baby” deram um norte para produção musical e, em particular, para as músicas eletrônicas.
Se você não tem essas maquinas, ás vezes carríssimas, que utilizavam os reis dos sintetizadores naquela época, não tem problema! Estas maravilhosas composições funcionam muito bem num piano normal, por exemplo.. O segredo dos hits é que eles sempre funcionam.
O rei do pop também era um dos reis do disco?
Desde o início da sua carreira no Jackson 5, Michael Jackson conseguiu se apropriar e subverter a música da sua época. Sendo assim, é lógico que a era do disco também se aproveitou do talento do lendário Rei do Pop.
Graças à músicas como “Don't Stop 'Til You Get Enough” ou “Wanna Be Startin’ Something”, a estrela marcou todas as épocas, inclusive a do disco.
O disco “feel-good”, ou como animar os seus convidados
“September” de Earth Wind & Fire, ou ainda “Freak” do grupo Chic, são músicas pensadas especialmente para incitar o bom humor nas festas. Raros são aqueles que realmente tinham a excelência na composição e um grande conhecimento da música como foram os Chic, os artistas do groove. Será que você vai conseguir fazer todo mundo dançar ao som do disco em 2022 ? Nile Rodgers tem a resposta: chiche!
Também não podemos esquecer dos cruzamentos modernos entre o disco e o funk, cujos pilares ainda fazem muito sucesso. Dentre eles, o rebolado de ouro vai para o coletivo americano Vulfpeck. Com uma discografia que inclui “1612”, estes apóstulos do groove vão fazer da sua festa uma verdadeira festa de arromba.
Neste período bem complicado para as boates e casas de show, convêm citar a música que simboliza a condição do músico em 2022, a famosa “Stayin’ Alive” dos presumidos castratos Bee Gees.
Com uma setlist composta pelas músicas citadas acima você só precisa de uma boa caixa de som para descolar das cadeiras até o público mais estático. Felizmente, todas as músicas disponíveis no Versao Karaoke tem suas pistas separadas. Ou seja, conte conosco
para animar a pista e também para te ajudar a entender a estrutura harmônica e rítmica destas músicas!Published on: 12 de janeiro de 2022